Diante do surto de dengue em Pará de Minas, que já registrou mais de 1.500 casos prováveis neste ano, e do baixo estoque do Banco de Sangue do Hospital Nossa Senhora da Conceição, o vereador Toninho Gladstone tomou uma iniciativa para trazer a Fundação Hemominas à cidade.
Ele encaminhou ofício ao secretário de Saúde, Wagner Magesty, para verificar a possibilidade de o município negociar a vinda da Fundação a Pará de Minas. Segundo ele, seria uma coleta em caráter emergencial.
A iniciativa de Toninho Gladstone partiu de uma sugestão da própria Hemominas, que admitiu uma situação preocupante em todo o estado.
Atualmente, o Hospital Nossa Senhora da Conceição transporta doadores até a unidade de captação da Fundação Hemominas em Divinópolis. Esse serviço é oferecido gratuitamente duas vezes por mês.
No entanto, com a pandemia do coronavírus o número de doação reduziu, devido ao receio da população e às restrições para evitar a aglomeração de pessoas. O vereador acredita que se a coleta for realizada em Pará de Minas, haverá grande número de interessados em ajudar a salvar vidas.
O vereador aguarda o retorno da Secretaria de Saúde quanto à possibilidade e reforça, mais uma vez, o pedido para que a população se conscientize sobre os perigos da dengue, que é uma ameaça real na cidade e tem levado muitos pacientes para as unidades de saúde.