Está curada a primeira vítima do coronavírus em Pará de Minas. A informação vem do secretário de Saúde, Wagner Magesty, que revelou ao JM, em primeira mão, o sexo e a idade do paciente. Trata-se de uma mulher, de 30 anos de idade, que contraiu o vírus em Belo Horizonte. Ela procurou uma unidade de saúde particular ao apresentar sintomas típicos da doença - febre e tosse.
Os exames foram feitos no Instituto Hermes Pardini em 23 de março e entregues no dia 29, confirmando a presença do vírus no organismo. Desde então a paciente permaneceu em isolamento domiciliar, assim como seus familiares. A Secretaria de Saúde fez monitoramentos diários e ontem confirmou a cura da paciente. Já a família não manifestou sintomas. O nome da vítima não será divulgado, como determinam os protocolos médicos.
O secretário Wagner Magesty disse que a cura da paciente foi um alívio para todos. Ele também atualizou os números do coronavírus em Pará de Minas. Continuamos com um caso confirmado – esse que já teve cura - mas o número de casos suspeitos subiu para 209. Já o número de casos descartados chegou a 8, o que mostra a continuidade da lentidão da divulgação dos resultados.
E como hoje – 7 de abril – é o Dia Mundial da Saúde, especialistas recomendam às pessoas que somente saiam de suas casas em situação de necessidade. O cenário mundial é cada vez mais preocupante e o número de casos da Covid- 19 no Brasil não para de crescer. Especialistas alertam, no entanto, que não basta permanecer em distanciamento social.
Mesmo em casa as pessoas precisam redobrar os cuidados com a higiene pessoal e do ambiente. Também não adianta cuidar do corpo e deixar a mente de lado, daí a recomendação para que as pessoas invistam na meditação. Pode-se começar com 5 minutos diários e ir aumentando gradativamente. Durante esse tempo a pessoa deverá concentrar toda sua atenção na respiração e nada mais.
Observe o ar entrando e saindo dos pulmões. Se você perder o contato com a respiração ou se perder no pensamento, simplesmente perceba a distração e traga a atenção de volta para a respiração. Repita quantas vezes precisar. Manter a mente saudável nesse momento é fundamental, porque isso ajuda a racionalidade e dá um pouco mais de tranquilidade.
Foto: Pixabay