Rádio Santa Cruz - FM

PARÁ DE MINAS EM DESTAQUE


Cresce a revolta dos comerciantes com a manutenção do fechamento do varejo em Pará de Minas

08/04/2020

Há 0 comentários para essa notícia.

Highslide JS

Comerciantes de Pará de Minas estão revoltados com a decisão do Comitê de Enfrentamento ao Coronavírus em vetar a reabertura do comércio da cidade. Com as portas fechadas desde 21 de março, a categoria está enfrentando grande sufoco financeiro.

Os lojistas se mobilizaram através de suas entidades de classe, no caso Ascipam e CDL, mas não conseguiram o aval dos representantes do Comitê, que decidiram manter as portas fechadas até semana que vem.

O resultado disso tem sido a abertura parcial das lojas. Desde segunda-feira, aumentou muito o número de estabelecimentos comerciais que estão mantendo uma porta aberta para receber contas dos clientes.

O atendimento geralmente é feito na porta da loja. Nas redes sociais a mobilização dos lojistas e prestadores de serviços aumenta, sendo que muitos deles estão dispostos a enfrentar o decreto estadual e abrir as portas com medo de não sobreviver sem atividades. A situação se repete em várias cidades mineiras, o que levou a Federaminas – entidade que representa as associações comerciais – a enviar novo ofício ao governador Romeu Zema.

O presidente da Federaminas, Valmir Rodrigues, pediu flexibilização e injeção de recursos. A entidade também encaminhou ao governador uma pesquisa mostrando que 92% das empresas ouvidas faturam até R$400 mil por ano, o que endossa a importância desses empreendimentos para a manutenção da economia no Estado.

Também de acordo com a pesquisa, quase 22% das empresas de micro e pequeno porte não conseguem ficar fechadas por mais cinco dias, gerando um potencial de demissões superior a um milhão de pessoas, ou seja, dobrando o número de desempregados que Minas Gerais tinha ao final de 2019.

De fato os empresários aguardam por ajuda governamental, em todas as esferas. Quem traduziu a realidade foi Geraldo Sebastião da Silva, mais conhecido por Índio, empresário de Pará de Minas com 34 anos no mercado. Proprietário da Lajes Indiana, com sede no Bairro São Cristovão, ele reduziu dois terços dos funcionários:

E enquanto isso, em Nova Serrana, a Justiça concedeu liminar suspendendo parte do decreto publicado pela prefeitura, estabelecendo normas e exigências para o retorno gradual das atividades industriais, comerciais e de prestação de serviços. A decisão acatou recomendação do Ministério Público de Minas Gerais, feita por meio de ação civil pública.

Com a decisão da Justiça, ficam novamente impedidos de funcionar academias, estúdios, clínicas de pilates, salões de beleza, barbearias, restaurantes e lanchonetes. Com relação à indústria, serviços, atividades ou empreendimentos afins. A Justiça manteve a autorização de funcionamento, mas exigiu que fossem adotadas medidas de segurança.

Em Minas Gerais, 150 cidades já flexibilizaram as medidas de distanciamento social. As mudanças ocorreram após o governo federal anunciar novas orientações, prevendo a possibilidade de municípios e estados com sistemas de saúde de baixa ocupação deixarem as restrições menos rígidas.

Foto: Federaminas e WhatsApp




Veja também



Início  218 219 220 221 222 223 224 225 226 227 228 Fim




Seja o primeiro a comentar

RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis