A Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai-MG) se uniram para ajudar no combate ao coronavírus no estado. O Senai disponibilizou seus laboratórios no bairro Horto, em Belo Horizonte, para que pesquisadores da UFMG e voluntários fabriquem álcool em gel.
Toda produção será doada a hospitais públicos, asilos, creches e comunidades carentes.A ideia é produzir cerca de três mil litros de álcool em gel com concentração de 70%. O Senai arcará com os custos dos insumos e da produção. As parcerias do Serviço de Aprendizagem Industrial não terminam por ai.
Conforme o JM já noticiou, a instituição se uniu à Associação Brasileira da Indústria da Ferramenta (Abinfer) para a produção de 500 mil máscaras de acrílico, chamadas de máscaras-escudo, que serão destinadas aos profissionais de saúde. Os equipamentos de proteção individual serão feitos nos estados de Santa Catarina, São Paulo, Rio Grande do Sul, Paraná e Minas Gerais.
Além disso, em outra parceria com dez multinacionais, o Senai dará manutenção em respiradores. A unidade do serviço em Pará de Minas não está entre as participantes destes trabalhos. Apesar da ampla estrutura disponível no município, a escola não recebeu nenhuma diretriz para a produção dos materiais.
Conforme o JM apurou, o Senai em Pará de Minas deu férias coletivas para boa parte dos profissionais, que retornarão aos trabalhos a partir do próximo dia 16.
Foto: Senai/Divulgação