A exceção dos serviços essenciais – supermercados, farmácias, padarias e outros – o comércio de Pará de Minas continua fechado. A prefeitura não respondeu ao ofício encaminhado pela Ascipam e CDL, solicitando reabertura imediata das lojas com horário reduzido.
O ofício foi protocolado na quarta-feira e as entidades aguardavam o retorno para o dia seguinte, o que não aconteceu devido ao ponto facultativo nos órgãos públicos.
Com isso, a semana vai começar com as portas fechadas já que Pará de Minas está seguindo o decreto estadual que terá vigência até segunda-feira, dia 13. A expectativa dos lojistas é que o comércio volte à normalidade então na terça.
O otimismo deles se deve à declaração dada pelo governador Romeu Zema. Ele pode autorizar prefeitos de duzentas cidades mineiras a afrouxarem as regras de isolamento, onde a situação da Covid-19 está mais tranquila.
Segundo o governador, a decisão vai ficar na mão de cada prefeito. Romeu Zema informou que um protocolo sobre essa possível liberação está sendo estudado pela Secretaria de Estado de Saúde, com detalhamento dos tipos de cuidados a serem tomados, como uso de máscaras e a limitação de pessoas por espaço.