Rádio Santa Cruz - FM

PARÁ DE MINAS EM DESTAQUE


Uma sexta-feira da Paixão atípica em Pará de Minas, mas os católicos não deixaram de lembrar a importância da data

11/04/2020

Há 0 comentários para essa notícia.

Highslide JS

A cidade viveu uma Sexta-feira da Paixão bem diferente do que vinha sendo registrado até agora. Poucas pessoas saíram de casa e os locais que tradicionalmente ficavam movimentados nesta data, como o Cristo Redentor e as grutas, ficaram praticamente vazios. Esta, inclusive, foi a orientação das autoridades de saúde e dos próprios padres, que pediram para evitassem as tradicionais caminhadas e romarias, obedecendo as orientações do isolamento social. 

Ainda assim, teve gente que assumiu a responsabilidade e o risco da exposição ao novo coronavírus, visitando pontos religiosos para cumprir o costume da Sexta-feira da Paixão. 
Grande parte da população ficou mesmo em casa, acompanhando a programação religiosa no rádio e na tv. Além da transmissão da liturgia da Paixão de Cristo, às 3h da tarde, muita gente seguiu a grade com filmes bíblicos e narrações próprias deste dia.

Sem falar nos momentos de oração em família, abstinência de carne e o jejum. 
A exceção foi a Paróquia de Nossa Senhora da Piedade que na noite de ontem promoveu uma procissão do Enterro diferenciada. Um caminhão, com o esquife do Senhor Morto e a imagem de Nossa Senhora das Dores, puxou uma grande carreta pelas principais ruas da cidade. Em silêncio, e sem sair dos carros, um grande número de fiéis acompanhou o cortejo, enquanto das janelas a população fez suas orações.

E agora a Semana Santa segue com sua programação, chegando ao ponto mais alto da fé cristã: a celebração da Páscoa. Hoje é o dia da Vigília Pascal, umas das mais bonitas e longas celebrações da liturgia católica. Ela é composta pela benção do fogo, da água, encenações, ladainha e muitos cânticos.

Só que, dessa vez, assim como as demais celebrações deste ano, tudo deverá ser acompanhado de dentro de casa, pra evitar as aglomerações. Para o Padre Geraldo Gabriel, sem poder ir às Igreja, as pessoas terão oportunidade de vivenciar a Páscoa de forma diferente, relembrando os ritos originais, quando os judeus celebravam em família. Ele orienta que o momento seja realmente de festa.

Em relação às privações que têm sido impostas por causa da pandemia do coronavírus, assim com os medos e incertezas pelos quais a população tem passado, Padre Gabriel reza para que este seja um momento de purificação e renascimento para a humanidade.

As rádios Santa Cruz e Stilo FM transmitem hoje a Vigília Pascal ás 19 horas, presidida pelo Padre Rafael. E amanhã, a Missa de Páscoa será às 7 horas nas duas emissoras, e às 18h somente pela Santa Cruz FM. 

Foto: Prefeitura de Pará de Minas
Video: WhatsApp





Veja também



Início  176 177 178 179 180 181 182 183 184 185 186 Fim




Seja o primeiro a comentar

RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis