Rádio Santa Cruz - FM

PARÁ DE MINAS EM DESTAQUE


Especialista alerta que máscaras mal utilizadas viram agentes de contaminação

15/04/2020

Há 0 comentários para essa notícia.

Highslide JS

Já tem muita gente usando máscaras desde que o Ministério da Saúde redefiniu as orientações de uso, inclusive aqui em Pará de Minas, onde a população já tem circulado utilizando tanto os modelos descartáveis quanto os de tecido.

O problema é que devido à falta de costume e até mesmo de informação, muita gente está usando o equipamento de proteção individual de forma equivocada eliminando totalmente o efeito preventivo da máscara. 

Máscaras na bolsa, pendurada nas orelhas, presa no pescoço ou na cabeça e o toque constante no equipamento. Tudo isso pode colocar a perder a proteção pretendida, e expor o usuário à contaminação. 

De acordo com a enfermeira Ana Clara Teles Meytre, gerente de atenção primária da Secretaria de Saúde de Pará de Minas, é preciso tomar alguns cuidados:

A enfermeira também lembra que, na hora de retirar a máscara, seguem as mesmas orientações. Ela deve ser puxada pelas alças, e ser jogada fora imediatamente, caso seja uma máscara descartável. 

Já no caso das máscaras de tecido, que também são indicadas para o uso da população nas ruas, elas podem ser reutilizadas, mas a higienização também precisa seguir algumas regras:

Ana Clara lembra que a Prefeitura de Pará de Minas já disponibilizou em seu site, na internet, todas as orientações sobre a produção, uso e higienização das máscaras de tecido. 
É importante lembrar que as máscaras cirúrgicas e o modelo N95 devem ser direcionadas exclusivamente aos profissionais de saúde e doentes sintomáticos que estejam em isolamento domiciliar. 

E por falar em máscaras, em Belo Horizonte o uso será obrigatório a partir de sexta-feira para quem for circular pelas ruas da capital. A punição para quem não cumprir o decreto do prefeito Alexandre Kalil será a proibição de entrada no s locais públicos. Também tomaram esta decisão as prefeituras de Santa Luzia, Pedro Leopoldo e Lagoa Santa na região metropolitana. 

Já em Buenos Aires, capital da Argentina, quem não utilizar o EPI vai pagar até multa. Quem estiver sem máscaras nas ruas, no transporte público e em estabelecimentos comerciais, poderá ser multado em até R$6.200. A polícia já foi acionada para fazer a fiscalização, e um número de telefone foi disponibilizado para o registro de denúncias. Tudo isso para impedir o aumento de casos da covid-19 na capital portenha. 




Veja também



Início  216 217 218 219 220 221 222 223 224 225 226 Fim




Seja o primeiro a comentar

RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis