Chega a Pará de Minas o primeiro lote de testes rápidos do coronavírus. Os kits já estão na Secretaria Municipal de Saúde e serão utilizados de acordo com as determinações do Ministério da Saúde e do Governo de Minas.
Ao todo são 500 exames que terão destinação exclusiva para os profissionais da área, que estão na linha de frente no combate a essa pandemia. O secretário Wagner Magesty declarou que as equipes de saúde precisam ser priorizadas:
O secretário também informou ao JM que quase metade dos funcionários lotados na área da saúde está trabalhando em regime especial nesse momento, o que sufoca o setor:
Quanto aos testes rápidos que serão disponibilizados à população ainda não têm data para chegar, mas a expectativa da saúde pública é que isso aconteça na próxima semana. Agora, atualizando os números do coronavírus em Pará de Minas. Pelo novo boletim estamos com 300 casos suspeitos, 19 descartados e 4 confirmados. Felizmente, como já informamos, os pacientes confirmados estão se recuperando em casa e passam bem. São pessoas da faixa etária de 30 a 60 anos.
E o Brasil está acompanhando desde ontem os primeiros passos do novo ministro da saúde, Nelson Teich. Ele foi apresentado logo depois do presidente Bolsonaro demitir Mandetta. O novo ministro é médico oncologista e trabalhou na campanha de Bolsonaro. Ele não conhece o sistema de funcionamento da saúde pública do Brasil (SUS) e deixou claro que está muito afinado com o presidente.
Já Bolsonaro, no discurso de apresentação do ministro, voltou a colocar a economia do país no foco prioritário, criticando governadores e prefeitos que estão radicalizando demais as medidas de prevenção ao coronavírus.