A Secretaria Municipal de Saúde atualizou ontem à tarde os números do coronavírus em Pará de Minas. Sem novas confirmações da doença, o número de notificações subiu para 373 e os casos descartados chegaram a 22. Portanto, restam 346 casos suspeitos, aguardando resultado da Funed.
O governador Romeu Zema anunciou que mais da metade das 853 cidades mineiras já flexibilizaram o isolamento social, reabrindo seus comércios de forma total ou parcial. Acompanhando essa realidade, o governo estadual lançou o programa “Minas Consciente”, que funcionará como um protocolo de orientação para as prefeituras fazerem essa flexibilização.
Segundo Zema, os prefeitos terão acesso a esses protocolos a partir da próxima semana, com informações como a distância mínima de empregados, como atender o cliente, como higienizar equipamentos de uso comum, dentre outros. De acordo com o secretário de Estado de Saúde, Carlos Eduardo Amaral, os protocolos terão orientações voltadas para os empresários, trabalhadores e para o cidadão.
Ainda de acordo com o Governo de Minas, a decisão de reabrir ou não os comércios cabe a cada prefeito. O secretário Carlos Eduardo disse também que mais de 60% dos casos confirmados de coronavírus em Minas Gerais estão concentrados em apenas sete cidades, que são Belo Horizonte, Juiz de Fora, Uberlândia, Nova Lima, Contagem, Divinópolis e Uberaba.
Estas cidades concentram mais de 40% do número de mortes no estado, de acordo com dados da Secretaria de Estado de Saúde.