Alerta importante para os homens que ainda não se atentaram para a seriedade da pandemia de Covid-19. Estudos revelam que o público masculino corre maior risco de enfrentar complicações com a doença.
É verdade que qualquer pessoa pode ser infectada pelo novo coronavírus, mas os médicos chineses observaram que pacientes do sexo masculino tem maior probabilidade de terem seus casos agravados se comparados às mulheres.
A pesquisa que relaciona o gênero com os casos de óbito pela doença foi publicada em uma revista científica, constatando que homens e mulheres são igualmente propensos a contrair o vírus, mas os homens têm mais chances de sofrer efeitos graves e vir a falecer.
Os resultados sugerem que cuidados adicionais podem ser necessários para homens mais velhos ou com doenças pré-existentes.
Para chegar a esta conclusão os médicos analisaram conjuntos de dados de mais de 1056 homens e mulheres infectados e de 524 pacientes com Sars, doença semelhante que afetou a China em 2003.
E a conclusão foi de que entre as pessoas com Covid-19, os homens tendem a ter 2,5% a mais de chance de agravamento das condições e, por isso, maior chance de óbito, em relação às mulheres.
Com estas informações, autoridades de saúde reforçam a importância das ações preventivas para todas as pessoas, como a higienização das mãos com água e sabão, uso do álcool em gel, distanciamento social e o uso de máscaras em locais públicos e circulação de pessoas.
Foto: Pixabay