Rádio Santa Cruz - FM

PARÁ DE MINAS EM DESTAQUE


PM entra em ação, cobrando distanciamento e uso de máscaras nas filas da Caixa Federal

04/05/2020

As longas filas na rede bancária de Pará de Minas vêm se repetindo nas últimas semanas, especialmente à frente à Caixa Federal, no início da Rua Benedito Valadares.

Embora muita gente esteja fazendo uso adequado de máscaras, na maioria das vezes o distanciamento de segurança, para impedir o contágio da Covid-19 não vem sendo respeitado.

Nos últimos dias, inclusive, foi preciso atuação da Polícia Militar em alguns momentos, para desfazer a aglomeração e orientar as pessoas sobre os cuidados preventivos.   

O próprio Tenente-Coronel Geraldo Elias de Araújo, comandante da 19ª Companhia Independente de Pará de Minas, participou da mobilização.

Falando ao JM, ele confirmou que vem monitorando a movimentação na região central, repassando orientações importantes para quem precisa sair de casa.

O Tenente-Coronel Elias também informou que a PM vem trabalhando no sentido de evitar pequenos crimes na porta dos bancos. E reforçou a importância da PM manter um trabalho próximo da população, sobretudo em momentos difíceis como esse: 

O comandante da 19ª Cia informou ainda que apesar dos problemas provocados pela pandemia do novo coronavírus, no que diz respeito a segurança pública, o saldo é positivo.  Embora não tenha citado números oficiais, o Tenente-Coronel Elias informou que o índice de criminalidade violenta tem registrado queda significativa em todas as cidades assistidas pela 19ª Cia.

E já que estamos falando em medidas preventivas, subiu o número de pessoas mais conscientes sobre a responsabilidade de cada um de nós em relação aos cuidados que a pandemia exige. O instituto Datafolha realizou uma pesquisa no Brasil em que a grande maioria dos entrevistados defendem punição para pessoas que desrespeitam regras de quarentena estabelecidas pela pandemia.

Para 18% dos entrevistados, os governos não deveriam ter direito sobre a circulação das pessoas. Cerca de 3% não souberam responder, enquanto 79% se mostraram favoráveis às punições para quem menosprezar os riscos da doença. Ainda de acordo com o levantamento, o apoio à aplicação de multas é mais comum entre os jovens. Já a classe média apoia advertências verbais.

A classe política também vem se manifestando favoravelmente ao rigor das medidas preventivas. Exemplo disso é o manifesto da Confederação Nacional de Municípios (CNM), que fez várias críticas à postura do presidente Jair Bolsonaro em neglicenciar o risco da doença. 
Segundo a CNM, os gestores públicos precisam ter plena consciência do papel que lhes cabe no enfrentamento dessa, que é a maior crise sanitária de nossa história.

Dessa forma, compete ao presidente da república o exemplo de liderança nacional, respeitando os limites da ciência. E o manifesto prossegue: “Infelizmente, no momento crítico, em que se esperava a liderança do Excelentíssimo senhor presidente da República, observa-se a ausência de uma postura republicana, a falta de empatia – em especial com as famílias enlutadas – e a perda da consciência do papel institucional do mais alto cargo da nação”. 

Essa postura errática, segundo a Confederação Nacional dos Municípios, “ao invés de incentivar a solidariedade e a consequente eficiência das ações, aprofunda a divergência, a desorientação e cria insegurança, sobretudo, junto à população, colocando em xeque o federalismo cooperativo brasileiro”.

Foto: Amilton Maciel/Rádio Santa Cruz FM



Clique nas fotos para ampliar


Veja também



Início  252 253 254 255 256 257 258 259 260 261 262 Fim




RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis