O uso de máscaras e álcool gel e o distanciamento social estão entre os maiores responsáveis pela prevenção do coronavírus. Mas também é preciso ter cuidado com as sacolinhas que a gente recebe nos supermercados, padarias, açougues e até nos sacolões.
O alerta acaba de ser divulgado por pesquisadores da área de Engenharia Química. Eles identificaram que o vírus pode sobreviver em superfícies por diferentes tempos.
No plástico, por exemplo, ele pode permanecer por até 72 horas. Já no aço inoxidável por até 48 horas e no papelão por 24 horas. Por isso, para reduzir o risco de transmissão, superfícies, latas, vidros e plásticos devem ser lavados com água e sabão.
Frutas e verduras consumidas cruas, além de serem lavadas com água e sabão, ainda precisam ser imersas em uma solução de 1 litro de água com uma colher (sopa) de água sanitária.
Já nas superfícies, a aplicação de água sanitária por 1 minuto é suficiente para eliminar o vírus. O vinagre e o bicarbonato se mostraram ineficazes para combater esse vírus.
Foto: Site: Pixabay