Mais de oito milhões de brasileiros já encaminharam as declarações do Imposto de Renda Pessoa Física para a Receita Federal. Esse volume representa 25% do total de contribuintes esperados neste ano.
Isso quer dizer que a grande maioria dos que são obrigados a declarar ainda não apresentaram os rendimentos para o leão. E a boa notícia é que ainda há tempo para se fazer isso sem atropelos.
Como o JM já adiantou, o prazo para a declaração do Imposto que terminaria em 30 de abril, foi prorrogado pela Receita para 30 de junho devido à pandemia do coronavírus.
A decisão foi comemorada pelos contribuintes e também pelos contabilistas, caso caso de Edilene Soares Silva que viu nessa prorrogação uma oportunidade a mais para orientar os clientes nesse sentido.
Edilene deixa uma dica importante para quem ainda não se atentou sobre a importância da declaração do Imposto de Renda:
Ao comentar o cenário da economia, em decorrência da Covid-19, a contabilista disse acreditar que nos próximos meses haverá uma significativa redução de renda. Diante disso, ela incentiva o empresariado a usar a criatividade para amenizar as dificuldades futuras.
Quanto ao Imposto de Renda, entre os obrigados a declarar estão as pessoas que receberam rendimentos tributáveis em 2019 em valores superiores a R$ 28.559,70 ou ganharam mais de R$ 40 mil em rendimentos isentos, não tributáveis ou tributados na fonte, como indenizações trabalhistas ou rendimento de poupança. Todas as orientações sobre o Imposto de Renda 2020 estão disponíveis no site da Receita Federal que é receita.economia.gov.br
Foto: Amilton Maciel/Rádio Santa Cruz FM