O Parque do Bariri poderá ser fechado a qualquer momento. Aliás, se dependesse do Comitê de Enfrentamento ao Coronavírus isso já teria acontecido devido à situação de risco que está sendo criada. Segundo denúncias chegadas aos representantes do comitê, a maioria das pessoas que continua frequentando aquele espaço não está fazendo uso de máscaras.
Também estão ocorrendo aglomerações. Famílias de cidades vizinhas, que têm costume de fazer piquenique aos domingos, passaram a frequentar o Bariri depois que as praças de suas cidades foram fechadas como medida preventiva à pandemia. E quando a noite cai, usuários de drogas estão ocupando o parque.
O Comitê de Enfrentamento está pedindo à prefeitura que toda a área do Bariri seja isolada. A própria Polícia Militar de Pará de Minas admitiu que se isso acontecer, a fiscalização ficará fácil. Isso porque qualquer pessoa que invadir o espaço poderá ser detida por medida de segurança. Moradores do Bairro São José aprovam o fechamento temporário do Bariri e o mesmo se pode dizer de comerciantes como Gilberto Gomes de Oliveira Filho, o Bertoni, que trabalha nas imediações.
Ele tem observado que a academia ao ar livre continua com o mesmo movimento e, inclusive, já foi até lá várias vezes para orientar os frequentadores sobre os riscos que estão correndo.
Durante a reportagem, o JM flagrou uma pessoa usando os aparelhos da academia do Bariri. Ela disse que está ciente da ameaça do coronavírus e que tem tomado os cuidados necessários:
No entanto, a adoção desses cuidados não é levada em consideração por boa parte dos frequentadores, motivo pelo qual a comunidade do São José também defende mais rigor da prefeitura, no caso, o fechamento temporário de todo o Bariri.
Foto: Amilton Maciel/Rádio Santa Cruz FM