A Associação Empresarial de Pará de Minas (Ascipam) e a Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) ainda não contabilizaram o saldo de vendas para o Dia das Mães.
Mas depois de tudo que os comerciantes passaram nas semanas em que não puderam abrir seus estabelecimentos por causa da pandemia, a avaliação preliminar é positiva. Quem confirma isso é o diretor de Comunicação da Ascipam, Guilherme Cassini Praça Júnior.
O Dia das Mães era visto pelo comércio como a salvação da lavoura, amenizando os prejuízos decorrentes dos 30 dias em que as lojas ficaram fechadas. Pelo que foi observado nos centros comerciais, a preferência dos consumidores foi pelos presentes de menor valor agregado.
Ainda assim, segundo Cassini, o movimento foi dentro do esperado. Agora o que ele considerou mais importante foi a consciência popular, dos consumidores usando máscaras na mobilização preventiva ao novo vírus.
A expectativa dos empresários é que o comércio continue aberto e a população mantenha a prevenção. Vários segmentos já trabalham agora de olho na próxima data comemorativa – o Dia dos Namorados, em 12 de junho.
Foto: Amilton Maciel/Rádio Santa Cruz FM