Em meio às medidas de isolamento social, que forçaram a suspensão das aulas presenciais no país, o Governo de Minas implantou o sistema de teleaulas no início desta semana.
É uma tentativa de compensar a ausência dos ensinamentos em sala de aula, com grande aposta para diminuir os prejuízos na educação. Mas a novidade vem apresentando situações desafiadoras, algumas relacionadas à dificuldade de acesso tecnológico e outras forçadas pela resistência dos alunos e seus familiares.
A superintendente regional de ensino de Pará de Minas, Tânia Morato, conversou conosco ao telefone. A SRE local responde por vários municípios mineiros e também está trabalhando bastante por meio remoto.
Tânia Morato disse que a única alternativa encontrada pelo Governo de Minas no momento foi o conjunto de atividades à distância, mas ela admitiu que não está fácil:
A superintendente também alerta os alunos e seus pais para a ausência de férias escolares em julho. E mais do que isso: o calendário proposto para 2020 deixou de existir, portanto, a partir de agora tudo virá de surpresa:
O Governo de Minas ainda não divulgou balanço sobre esta primeira semana de teleaulas, o que deve acontecer até amanhã.
Foto: Arquivo Rádio Santa Cruz FM