Novidade para quem quer casar. O Cartório de Registros de Pará de Minas acaba de receber autorização para realizar casamentos virtuais. Essa modalidade foi implantada em Minas Gerais, por causa das regras de distanciamento social impostas pela pandemia do coronavírus.
Dessa forma, para evitar aglomerações, a Justiça mineira autorizou a celebração em ambiente virtual, garantindo a segurança e a saúde dos noivos e dos serventuários dos cartórios. Os primeiros casamentos realizados por videoconferência aconteceram em Belo Horizonte nesta semana, após a liberação do Tribunal de Justiça.
E agora, mais 28 cidades mineiras estão autorizadas a fazer o procedimento on-line. A confirmação foi publicada na Portaria 6.049, que permite o aumento do número de cartórios autorizados a oficializarem matrimônios. Ao todo serão 129 unidades no estado, entre elas o Cartório de Pará de Minas.
Os casais também poderão celebrar a união virtual em Betim, Contagem, Divinópolis e Sete Lagoas, dentre outras cidades. Importante esclarecer que antes da prática eletrônica, os cartórios precisam encaminhar à direção do Foro da comarca, a declaração de que preenchem todos os requisitos de segurança exigidos. Essa declaração deverá ser acompanhada de relatório que comprove a situação.
Foto: Site Pixabay