Rádio Santa Cruz - FM

PARÁ DE MINAS EM DESTAQUE


Ajuda financeira não chega aos pequenos empresários, provocando desespero coletivo

25/05/2020

Há 0 comentários para essa notícia.

Highslide JS

Confirmando as previsões do presidente da CDL Pará de Minas, donos de pequenos negócios continuam sem o apoio prometido pelo governo federal. Há cerca de dois meses, Milton Ferreira de Oliveira declarou ao Jornal da Manhã que os incentivos quase nunca chegam à ponta, beneficiando apenas os grandes empresários.

E pelo visto, ela estava certo. Uma pesquisa nacional levantou as principais dificuldades enfrentadas pelos donos de pequenos negócios que acreditaram nas promessas do governo e agora não estão conseguindo crédito.

A aflição dos pequenos comerciantes que não estão conseguindo pagar as contas nem arranjar dinheiro para as emergências cresce a cada dia. Muitos estão revoltados, inclusive em nossa cidade, como é o caso do comerciante G.S.O que conversou conosco.

Muito nervoso e admitindo estar sofrendo de insônia nas últimas semanas, ele disse que tem passado noites em claro tentando reinventar sua loja, mas já chegou à conclusão que não vai conseguir reinventar as contas que estão vencendo.

Esse é apenas um exemplo dos milhares encontrados no país, segundo levantamento do Sebrae. Parte dos pequenos comerciantes teve o empréstimo liberado, mas o contrato não foi assinado porque as taxas de juros eram altas demais. 
Especialistas que analisaram muitas dessas propostas concordam, afirmando que a medida de apoio aos comerciantes nem deveria ser chamada de empréstimo e sim, de benefício.

Não é questão de crédito, é questão de ajuda, afirmou o economista Otto Nogami. Então, se é questão de ajuda as condições precisariam ser totalmente diferente daquilo que tradicionalmente se vê no sistema bancário. Na visão dele, o ideal seria os pequenos empresários utilizarem bancos públicos que abririam um canal de acesso fora do sistema tradicional de concessão de crédito.

Mas sem isso todos voltam à estaca zero, porque sem empréstimo em melhores condições dificilmente conseguirão sobreviver. 
O Ministério da Economia informou que os técnicos acompanham a implementação de novas ações para diminuir as dificuldades de acesso a linhas de crédito especiais.

Foto: Arquivo/Rádio Santa Cruz FM




Veja também



Início  203 204 205 206 207 208 209 210 211 212 213 Fim




Seja o primeiro a comentar

RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis