Rádio Santa Cruz - FM

PARÁ DE MINAS EM DESTAQUE


Secretaria de Saúde garante estoque de cloroquina no município mas adota muita cautela ao falar do assunto

25/05/2020

A rede pública de saúde está seguindo o protocolo adotado pelo Ministério da Saúde que trata do uso da cloroquina e de seu derivado, a hidroxicloroquina, no tratamento à Covid-19, incluindo os casos leves. As novas diretrizes para uso das substâncias foram publicadas na última semana, como forma de enfrentar o vírus que já matou mais de 22 mil pessoas no país.

Para que a medicação seja usada, é necessário o cumprimento de diversos fatores, entre eles a prescrição médica e autorização do paciente. 
Ainda assim, embora seja considerada uma alternativa para salvar vidas, a cloroquina não é unanimidade entre pesquisadores, médicos e autoridades da rede de saúde pública.

Conforme o próprio texto do protocolo diz, a cloroquina pode causar efeitos colaterais levando  à "disfunção grave de órgãos, ao prolongamento da internação, à incapacidade temporária ou permanente e até mesmo ao óbito". 
Em Pará de Minas, a Secretaria Municipal de Saúde está cautelosa sobre o assunto.

Segundo o secretário Wagner Magesty, o município tem no estoque cerca de 5 mil comprimidos, contudo, a pasta está seguindo protocolos clínicos e científicos no tratamento à doença. 

Até antes da pandemia do coronavírus, a cloroquina não era um medicamento popular, afinal de contas, seu uso é indicado para doenças sem alta incidência :

O uso da cloroquina no tratamento à Covid-19 ganhou ainda mais resistência com a publicação de uma pesquisa na revista científica The Lancet. Feito com 96 mil pacientes de seis continentes, ele é considerado o maior estudo sobre a eficácia do medicamento.

Os resultados mostraram que a cloroquina e a hidroxicloroquina não apresentam benefícios no tratamento ao vírus e que não há melhora na recuperação dos infectados. Em contrapartida, a pesquisa aponta que existe um risco maior de morte e piora cardíaca durante a hospitalização pelo Covid-19. 

Foto: Prefeitura de Pará de Minas




Veja também



Início  203 204 205 206 207 208 209 210 211 212 213 Fim




RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis