Rádio Santa Cruz - FM

PARÁ DE MINAS EM DESTAQUE


Avaliação das aulas on-line na rede pública: esforço é muito grande para minimizar o impacto da perda de conteúdos

26/05/2020

Uma semana depois do início das aulas on-line na rede estadual de ensino, chegou a vez de Pará de Minas acompanhar o programa criado pelo governo estadual nesse período de pandemia do coronavírus.

As aulas presenciais estão suspensas desde março e para não prolongar muito o distanciamento dos estudantes com a grade curricular foi implantado um sistema alternativo, que consiste na transmissão de aulas pela Rede Minas de Televisão e a distribuição de material impresso para que os alunos possam fazer seus exercícios depois.

Os desafios são grandes, já que substituir a presença física do professor é difícil. A atenção das crianças também é facilmente dispersada, muitas vezes prejudicando a aplicação do conteúdo. Dias atrás, o JM ouviu a superintendente Regional de Ensino, Tânia Morato, e a secretária municipal de Educação, Marluce Pinto Coelho.

As duas admitiram perdas na qualidade do ensino mas reconheceram que, no momento, não há outra saída. Professores ouvidos por nossa reportagem também avaliam que as dificuldades são enormes, mesmo admitindo o empenho dos governos estadual e municipais para minimizar o impacto.

Uma delas é Ana Maria Alves, que há 18 anos leciona a disciplina de Matemática na rede pública de Pará de Minas. Conversando com o JM ao telefone, ela avaliou a situação da seguinte maneira:

A professora Ana Alves também demonstrou preocupação com os alunos que estão se preparando para o Enem. Mesmo levando em consideração que as aulas on-line estão dedicando parte do conteúdo a esse grupo e que as provas serão adiadas, ela reconhece que ficarão em desvantagem:

O Governo de Minas não definiu o período de vigência das aulas on-line. Semana passada o governador Romeu Zema chegou a dizer que o ensino presencial talvez voltasse somente em 2021, mas a reação negativa foi tão grande que ele recuou, afirmando que espera solução antes desse prazo.

Foto: Arquivo Pessoal




Veja também



Início  203 204 205 206 207 208 209 210 211 212 213 Fim




RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis