Minas Gerais já registrou 72 mil casos prováveis de dengue neste ano, conforme dados divulgados pela Secretaria de Estado de Saúde. O novo boletim epidemiológico aponta seis mortes pela doença e outras 34 em investigação.
Já a situação de Pará de Minas passa a ser de 2.812 casos prováveis neste ano, embora a Secretaria Municipal de Saúde acredite em mais de 3 mil casos porque aqui a atualização é diária, ao passo que no Governo de Minas ela é semanal.
A situação preocupa muito porque os focos de dengue no município continuam espalhados por todos os bairros, mesmo nesse momento em que as temperaturas baixaram. Sabe-se que o mosquito aedes aegypti se prolifera mais no calor.
Pessoas que não colaboram com a limpeza de suas casas são apontadas como responsáveis por essa situação, mas a culpa também recai sobre o poder público, na opinião do vereador Nilton Reis, o Niltinho do São Cristovão.
Ele também responsabiliza a prefeitura pela situação e apresentou parte de um programa da campanha eleitoral do prefeito Elias Diniz, em 2016, quando ele falou do assunto:
A Secretaria de Obras e outros setores mencionados pelo vereador afirmaram que estão se empenhando ao máximo para combater a dengue em Pará de Minas. Pelo novo boletim epidemiológico, também tivemos neste ano por aqui cinco casos de zika vírus. Já a soma das demais cidades mineiras foi de 1.463 casos.