A Secretaria de Estado de Saúde admitiu que Minas Gerais poderá ter o dobro de casos diários de Covid-19 se a população não cumprir o isolamento social. A declaração foi dada pelo secretário Carlos Eduardo Amaral, em entrevista coletiva virtual.
No último Boletim Epidemiológico, o estado registrou 8.011 casos confirmados da doença. Somente de terça para quarta-feira foram 495 notificações. Felizmente o número de mortes não acompanha essa intensa elevação, mas os 240 óbitos por Covid-19 refletem a séria situação já enfrentada em nosso estado.
O secretário voltou a afirmar que o pico da doença está estimado para 10 de junho, mas ele evitou falar em números, alegando que as previsões dependem do comportamento da população e da capacidade de assistência da rede de saúde pública.
Segundo Amaral, “se a sociedade mantiver o controle, teremos poucos casos a cada dia, espalhando ao longo do tempo.”. Ele também revelou que, caso isso aconteça, Minas Gerais ainda terá um ano e meio a dois anos de enfrentamento a pandemia sem sobrecarregar o sistema de saúde.
E aqui em Pará de Minas a situação é melhor, refletindo o bom comportamento da população. Segundo o novo boletim de saúde, temos 19 casos confirmados da doença, mas os pacientes estão praticamente recuperados. Já os casos suspeitos chegam a 550, incluindo os 70 pacientes que estão sendo acompanhados durante o isolamento social.
Foto: Facebook/Reprodução