Enfermeiras da Secretaria Municipal de Saúde estão se revezando na testagem coletiva da Covid-19 no distrito de Meireles. A força-tarefa começou na tarde de segunda-feira, para identificar possíveis casos.
A ação é consequência da descoberta de oito trabalhadores infectados no canteiro de obras da empreiteira Bueno Engenharia, contratada pela mineradora Vale na construção da adutora que vai abastecer o município, captando água no Rio Pará.
Desde março que a comunidade vem denunciando os riscos, principalmente depois de constatar a rejeição dos operários por máscaras e equipamentos de proteção.
A apreensão dos moradores é grande eles têm aderido em massa aos exames que estão sendo feitos na comunidade. Uma das enfermeiras designadas para o local falou dos procedimentos:
A testagem está deixando a comunidade mais tranquila, como alegou esta moradora:
Meireles tem 742 moradores e, entre outras medidas, eles estão solicitando distribuição de equipamentos de segurança para todos, além da adoção de medidas rigorosas de prevenção no canteiro de obras da Bueno.
Representantes da Vale estarão na cidade amanhã para definir as tratativas referentes às ações que a empresa terá que empreender daqui para frente. O risco de contaminação em massa não está restrito à comunidade, já que vários trabalhadores estão morando em Pará de Minas, ocupando hotéis e casas de aluguel.
Foto: Prefeitura de Pará de Minas/Divulgação