Usuários do transporte público municipal estão com dificuldades de adaptação à oferta de linhas de ônibus da Turi. Desde março, a empresa trabalha com número reduzido de itinerários em decorrência da pandemia da Covid-19.
Antes da pandemia, os passageiros tinham à disposição 26 linhas de ônibus. Em março, após a publicação do decreto municipal que suspendeu as atividades do comércio, o número caiu para nove.
Depois de algumas semanas operando no limite, a empresa acertou com a prefeitura uma retomada gradativa. Atualmente, segundo informações obtidas pelo JM junto à Turi, são 14 linhas em operação.
Ainda assim, a oferta que não atende a demanda da cidade. Nossa reportagem apurou em alguns pontos de ônibus a insatisfação dos usuários, que passaram a esperar mais tempo nas guaritas.
De contrato renovado com o município, a Turi está tentando amenizar os prejuízos para os usuários do transporte. No entanto, a retomada esbarra em dois fatores: o aumento de casos de Covid-19 em Pará de Minas e na saúde financeira da empresa. Um comitê foi criado para avaliar semanalmente esses dois parâmetros e definir a melhor decisão para a empresa e usuários.
Foto: Prefeitura de Pará de Minas