O relaxamento da população em relação às medidas preventivas da Covid-19 está incomodando as próprias pessoas nas ruas de Pará de Minas. Diariamente o JM tem recebido denúncias de populares andando sem máscaras nas vias públicas.
Também aumentou o número de pessoas que circulam nas ruas com a máscara no queixo, na cabeça ou guardada no bolso. O descarte irregular delas também mostra a má conduta das pessoas.
Garis da Engesp, que é a concessionária responsável pela coleta de lixo na cidade, têm encontrado diariamente máscaras jogadas nas ruas, inclusive de pano.
Esse mau comportamento vai na contramão da conduta de enfrentamento ao coronavírus e como estamos próximos do inverno, período em que a propagação do vírus é facilitada, muitas pessoas estão apreensivas com a situação.
Uma delas é a professora Lúcia Julião, que lamenta muito a atitude das pessoas que não estão levando a doença a sério. Na percepção dela, há quem associe o momento como férias, não demonstrando preocupação com a ameaça do vírus.
Lúcia também lamentou as trocas no comando do Ministério da Saúde que, em seu modo de ver, tiveram grande influência no avanço da Covid no país:
Quem também está preocupada com o descaso, especialmente o risco para os idosos, é Cristiane Santos, que trabalha no comércio da cidade. Ela chama atenção para as aglomerações e o número de pessoas que andam sem máscara ou fazendo uso errado delas:
Jacinta Ribeiro da Silva Rocha, moradora do Cecília Meireles, também pede mais respeito com as medidas preventivas. Segundo ela, nem parece que estamos vivendo uma pandemia.
Para combater a pandemia que se instalou no Brasil só mesmo com a cooperação de todos. A situação em Pará de Minas segue relativamente tranquila, mas se a população baixar a guarda, os riscos vão aumentar.
Foto: Amilton Maciel/Rádio Santa Cruz FM e Site Pixabay