Com segurança e de forma gradativa, os conselhos municipais estão retomando as reuniões presenciais. A ideia é manter o trabalho ativo, garantido o cumprimento de direitos e deveres dos cidadãos paraminenses.
Pela falta de espaço na Casa dos Conselhos, na Rua Dr. Cândido, os encontros estão acontecendo no auditório da Escola de Música, na antiga Câmara Municipal. Além de respeitar o distanciamento social, os conselheiros estão usando máscara e fazendo a assepsia constante das mãos.
A coordenadora da Casa dos Conselhos, Áglia Campolina Leitão, garantiu que a pandemia pode ter mudado, mas em momento algum interrompeu o serviço prestado pelos grupos de apoio que, até então, estavam se reunindo virtualmente e com boa participação dos representantes.
Justamente nesses tempos de confinamento social muitos casos de abusos e violação de direitos estão sendo registrados, especialmente contra idosos, mulheres e crianças. Por isso, Áglia afirma que o papel do Conselho precisa ser de atuação constante, protegendo pessoas em situação de vulnerabilidade.
A Casa dos Conselhos abrange sete conselhos atualmente e, além de ser o local onde eles se reúnem, também é o espaço de formulação e deliberação de políticas públicas e de fortalecimento de cada grupo. O órgão está localizado na rua Dr. Cândido, 26, no centro da cidade. O telefone é o 3236 3297.
Foto: Amilton Maciel/Rádio Santa Cruz FM