Desde o início da pandemia do coronavírus que médicos e enfermeiros estão nas profissões mais comentadas. Isso acontece pelo fato de estarem diretamente ligados ao atendimento e tratamento das pessoas que contraíram a Covid-19.
Com isso, muitos profissionais da saúde têm trabalhado em plantões contínuos para dar conta da demanda e salvar o maior número de vidas possível.
O que poucas pessoas sabem é que apesar da superlotação dos leitos de CTI e ambulatoriais ao redor do país, há especialidades que registraram queda nesse período e entre elas podemos citar os consultórios de ortopedia.
O médico Silvimar Nunes de Oliveira confirmou que tanto os atendimentos como os procedimentos diminuíram bastante. E o motivo é que a pandemia tem feito com que as pessoas se machuquem menos.
Apesar da redução do número de acidentes, que geralmente são os maiores provocadores de traumas e fraturas, o ortopedista Silvimar Nunes lembra que a falta de atividade física também pode provocar problemas ortopédicos, sobretudo relativos à coluna. Por causa disso, ele deixa uma orientação importante a todos que estão confinados na quarentena, especialmente os idosos.
O conselho para os idosos e pessoas com comorbidades é pelos exercícios mais simples e com menor impacto. Já para as atividades mais elaboradas e exigentes, é muito importante buscar orientação médica prévia.
Foto: Amilton Maciel/Rádio Santa Cruz FM