O CIS-URG Oeste, consórcio intermunicipal que gerencia os serviços do Samu no Centro-Oeste mineiro, divulgou edital do Processo Seletivo que vai contratar os profissionais para a implantação da Unidade de Suporte Avançado do Samu em Pará de Minas.
Em cerimônia realizada ontem, na base do Serviço de Urgência e Emergência, no bairro Senador Valadares, foi oficializada a abertura da seleção dos candidatos. Participaram do evento o prefeito Elias Diniz, o presidente do CIS-URG que também é prefeito em Carmo do Cajuru, Edson Vilela, e o secretário-Executivo do consórcio, José Márcio Zanardi.
Serão contratados 18 profissionais, sendo 7 médicos, 7 enfermeiros e 4 condutores socorristas, com salários que variam de R$ 1.500 a R$ 8 mil. Eles formarão a equipe da Unidade de Suporte Avançado, que proporcionará uma UTI móvel para os atendimentos dos casos mais graves em Pará de Minas e região.
Atualmente, a cidade conta apenas com a Unidade de Suporte Básico e para as chamadas de maior gravidade, uma ambulância com todo o aparato de terapia intensiva é designada de outra base até aqui. O edital de seleção já está disponível no site do CIS-URG Oeste. O secretário-Executivo, José Márcio Zanardi, deu mais detalhes.
Para médicos e enfermeiros é exigido o ensino superior, já os condutores socorristas precisam de qualificação para esse tipo de serviço. A seleção dos profissionais será feita por prova de títulos.
O edital completo do processo seletivo está disponível no site cisurg.oeste.mg.gov.br. Ao acessar a página é só clicar na aba “Processos Seletivos”, onde estarão as informações. As inscrições podem ser feitas até 9 de setembro.
Ainda não há prazo definido para a implantação da Unidade de Suporte Avançado mas o presidente do CIS-URG, Edson Vilela, espera que o trâmite seja feito sem problemas. Em conversa com o JM, Vilela parabenizou a cidade e destacou a estrutura que a população terá à disposição.
O prefeito Eias Diniz também ressaltou os ganhos para a região:
Segundo estatísticas repassadas pela assessoria de comunicação do Samu, neste ano já foram realizados 2.019 atendimentos com a participação de ambulâncias e 1.251 orientações médicas, que são considerados atendimentos sem empenho da unidade. Como nunca é demais lembrar, o número para solicitar a assistência do Samu é o 192.
Foto: Prefeitura de Pará de Minas/Divulgação