Rádio Santa Cruz - FM

PARÁ DE MINAS EM DESTAQUE


Pará de Minas vai comemorar aniversário neste domingo com restrições, mas o amor da população pela cidade continua grande

19/09/2020

Pará de Minas vai fazer aniversário amanhã, mas como ainda estamos vivendo o distanciamento social boa parte das comemorações tradicionais foram suspensas. A Prefeitura vai manter apenas a sessão cívica das 8 da manhã, na Praça Afonso Pena, mesmo assim com restrição de público.

Já às sete da noite será realizada uma live, com diversas homenagens especiais de quem nasceu ou mora na cidade. A ideia foi apresentada pelo procurador jurídico do município, Hernando Fernandes da Silva, considerando importante o relato de pessoas nesta data especial. O programa vai receber o nome de “Nós, o Povo de Pará de Minas”.

Já na Câmara Municipal acontecerão as cerimônias de entrega dos Diplomas de Mérito e Títulos de Cidadania Honorária. Para evitar aglomerações, cada homenageado terá direito de levar apenas dois convidados. 

A primeira solenidade será realizada às 9 da manhã, agraciando pessoas que não nasceram em Pará de Minas e que a partir de agora também serão consideradas filhos da terra.

Já às 11 horas acontecerá a entrega dos Diplomas de Mérito aos paraminenses que, de uma forma ou outra, têm contribuído com o desenvolvimento da cidade. Somando-se as duas cerimônias, serão 47 homenagens.

AGRACIADOS COM DIPLOMAS DE HONRA AO MÉRITO:

Alcides Ferreira da Silva
Bruno Soares de Souza
Cristiano Fernandes da Silva
Daniel Chaves Peixoto
Daniela Cristina Teodoro da Silva
Delano Azevêdo Rodrigues
Douglas de Paula Rosa
Elenice Silva Ferreira
Everardo Jeunon Diniz
Fabiana Magela Gomes Moreira
Geraldo Lacerdine
Guilherme Augusto Marzagão
Hélio Andrade de Melo Júnior
João Batista Martins Santos
José Leonardo Martins Pinto
Leonardo Xavier Assunção
Lucas Henriques Fonseca Oliveira
Marcos Antônio Duarte
Mário Justino da Silva
Onofra Maria Mendes Pereira
Orozimbo Marinho de Almeida
Suzana Maria dos Santos

AGRACIADOS COM TÍTULOS DE CIDADANIA HONORÁRIA:

André Luiz Fernandes
Antônio Barbosa de Souza
Antônio Cézar Pereira Calil
Bernardo Artus Wenceslau Moreira Navarro
Cristiane Zenóbio Magalhães
Dimitri Gonçalves de Morais
Ed Carlos Aparecido Bernardes
Eliana Maria Ferreira do Couto
Francisco José Vilas Boas Neto
Hélio Lemos Basílio
Idália de Sousa Silva
Ivan de Filippo
José Cornélio de Oliveira
José Marcelo dos Santos
Julião Alves Ferreira
Manoel José do Nascimento
Maria Aparecida da Silveira Freitas
Maria Cleusa dos Santos
Maria da Glória Jacob
Rui Gustavo Victória Baptista
Vânia Ângela da Silva
Wagner Magesty Silveirat
Walfrido Ribeiro Júnior
Wellington Moreira Bahia

E já que o assunto é homenagem, o Jornal da Manhã foi às ruas ouvir o que as pessoas pensam da cidade. Foram dezenas de depoimentos prestados por moradores de várias faixas etárias. 
Nós selecionamos alguns por representarem a grande maioria das manifestações. Vamos ouvir as opiniões de Maurício Nogueira, Geyse Kailânia Silva, Geraldo Moreira de Faria, Bruna Aparecida Franco José, Alexander Pereira Silva, Geraldo Eustáquio Oliveira, o Caxangá, Zenaide Soares, Sérgio Túlio e Marina Lage:

Pará de Minas vai completar 161 anos de emancipação político-administrativa. A história começou no final do século 17, com o deslocamento de aventureiros e bandeirantes à procura de ouro e pedras preciosas na região. 
O município surgiu com a descoberta das minas de Pitangui, local que se tornou centro de migração e riqueza na área compreendida entre os rios Paraopeba, São João e Pará.

Com muita dificuldade, os trabalhadores encontravam meios de vencer as barreiras e, aos poucos, foram instalando pontos da parada na região. Um deles foi onde se fixou o mercador Manuel Batista, que passou a ser conhecido como Pato Fofo por causa do peso e da baixa estatura. 

Em decorrência do apelido o lugar ficou conhecido como arraial do Patafufo e foi se desenvolvendo pela beleza, hospitalidade e o empreendedorismo que, hoje, tantas décadas depois, continuam marcantes por aqui. Desde então, as transformações não pararam de acontecer.



Clique nas fotos para ampliar


Veja também



Início  215 216 217 218 219 220 221 222 223 224 225 Fim




RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis