O  Comitê Municipal de Enfrentamento ao Coronavírus em Pará de Minas convocou uma reunião na manhã de ontem e ficou decidido que todos as atividades comerciais  não essenciais da cidade  devem fechar às 9 horas da noite. 
O  secretário municipal de Saúde, Wagner Magesty, disse que  o decreto 11.386/2020, que tem validade até 10 de janeiro, inclui bares, restaurantes e o shopping. Depois desse horário, apenas os serviços de delivery estarão autorizados a funcionar. 
O secretário voltou a falar sobre o relaxamento da população em relação às medidas de distanciamento e chamou atenção para o comportamento da população mais jovem.
Quanto à possibilidade de acontecer o fechamento total da cidade, como vem sendo cogitado nas redes sociais, Magesty explica que essa recomendação existe, mas que o Comitê optou por aguardar as determinações do Programa Minas Consciente. 
E estas medidas mais drásticas podem ser anunciadas ainda hoje. O secretário participará de uma reunião da Macrorregião de Saúde em Divinópolis. E neste encontro Pará de Minas corre o risco de ser enquadrada na onda vermelha, que limita a atividade comercial a apenas serviços essenciais. 
A partir do que for definido nesta reunião, todas as determinações do decreto assinado ontem podem ser descartadas, ou acrescidas de outras limitações mais severas. Mas isso só poderá ser discutido e divulgado logo mais, após o encerramento da reunião, que deve acontecer às 14h. 
Fotos: Prefeitura de Pará de Minas/Divulgação e Amilton Maciel/Rádio Santa Cruz FM