Pará de Minas já tem 25 mil seringas disponíveis para a vacina contra o coronavírus. O estoque está armazenado na sede da Secretaria Municipal de Saúde e passará a ser utilizado tão logo o município receba as primeiras doses do imunizante.
A compra das seringas aconteceu por meio de um consórcio feito pela Frente Nacional dos Prefeitos. A compra coletiva possibilitou não só a aquisição do material mas um preço melhor para os municípios.
O prefeito Elias Diniz informou que Pará de Minas aguarda somente a chegada das doses:
Pela lei estadual já sancionada pelo governador Romeu Zema, o acesso à vacinação contra o coronavírus para toda a população de Minas Gerais será de forma gratuita e facultativa. Ela determina que idosos, profissionais da saúde, indígenas, acautelados e servidores que tenham contato com o público e outros grupos de risco para a Covid-19 tenham prioridade na imunização.
Enquanto não houver imunizante contra o coronavírus com registro na Anvisa, o Estado deverá adquirir vacinas conforme os critérios estabelecidos pela legislação federal, que prevê a autorização excepcional e temporária para a importação de produtos não aprovados pela Agência. Nesse caso, eles devem ser registrados por autoridade sanitária estrangeira e previstos em ato do Ministério da Saúde.
A vacinação contra a Covid-19 será incluída no calendário de vacinações do programa estadual de imunizações, e o governo deverá promover campanhas sobre os benefícios da imunização.
Foto Ilustrativa: pixabay. com e Prefeitura de Pará de Minas