Prorrogado até 19 de janeiro o decreto municipal que define normas de prevenção e combate à Covid-19 em Pará de Minas. Como a situação no município não apresentou maior gravidade, o Comitê de Enfrentamento ao Coronavírus decidiu manter as normas.
Além de todas as regras de distanciamento social e higienização dos ambientes, prevalecerá no período o horário de fechamento do comércio – 21 horas. A prefeitura reforçou a fiscalização, a fim de minimizar os riscos de transmissão do vírus.
O município continua enquadrado em duas linhas de avaliação. Pela microrregião ele está na onda verde, já pela macrorregião a classificação é vermelha. Enquanto a situação for mantida, não haverá necessidade de arrocho nas medidas de restrição.
O procurador jurídico do município, Hernando Fernandes da Silva, informou que o monitoramento é constante:
Na visão do procurador, um novo fechamento do comércio não implicaria em redução do contágio da doença na cidade:
E o novo boletim da Secretaria Municipal de Saúde informa que o total de exames positivos em Pará de Minas já é de 1628 pessoas, sendo que desse número 1544 estão curados. Quarenta pessoas estão recebendo acompanhamento domiciliar, enquanto oito permanecem internadas. O número de óbitos também continua inalterado – 36.
Fotos: Prefeitura de Pará de Minas/Divulgação