Rádio Santa Cruz - FM

PARÁ DE MINAS EM DESTAQUE


Meninas de 10 anos estão virando mães em Pará de Minas: gravidez precoce preocupa muito

20/02/2021

Há 0 comentários para essa notícia.

Highslide JS

O mês de fevereiro coloca em evidência um assunto sério e ainda muito recorrente na sociedade – a gravidez na adolescência. 

Os números mundiais sobre a quantidade de meninas grávidas impressionam. Segundo o Fundo de População das Nações Unidas, das mais de sete milhões de jovens gestantes no planeta, dois milhões têm menos de 14 anos de idade. 

Para muitas mulheres a maternidade é a realização de um sonho e um momento único na vida, mas quando ocorre na adolescência, sem qualquer planejamento, pode trazer consequências para a saúde, educação e a renda dos envolvidos. 

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a gestação na adolescência é uma condição que eleva a prevalência de complicações maternas, fetais e neonatais, além de agravar problemas socioeconômicos existentes. 

Para tentar diminuir as estatísticas, desde 2019 é realizada no Brasil a Semana Nacional de Prevenção da Gravidez na Adolescência, que acontece na primeira semana de fevereiro.

Neste ano, por causa da pandemia não foi possível fazer grandes ações junto ao público-alvo, mas o trabalho preventivo não deixou de acontecer. Na rede pública de saúde de Pará de Minas, os atendimentos às adolescentes são feitos nas UBS’s e no Ambulatório Médico de Especialidades (AME). 

Segundo a coordenadora da Atenção à Saúde da Mulher e da Criança, a enfermeira Juliana Machado, a desinformação e a pequena participação da família estão entre os principais fatores relacionados aos casos precoces.

Juliana Machado também divulgou os números da gravidez na adolescência em Pará de Minas.

Antes da pandemia, a equipe de saúde realizava o Programa de Saúde na Escola (PSE), levando informações sobre sexualidade e consequências da gravidez na adolescência para os estudantes.

O projeto estava surtindo efeito, mas foi interrompido temporariamente porque as aulas deixaram de acontecer no modo presencial. A expectativa é que, tão logo isso seja retomado, o programa também volte a acontecer nas escolas. 

Foto Ilustrativa pixabay.com e Prefeitura de Pará de Minas




Veja também



Início  2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 Fim




Seja o primeiro a comentar

RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis