Rádio Santa Cruz - FM

PARÁ DE MINAS EM DESTAQUE


Centro Pop quer incluir moradores de rua e assistentes sociais na prioridade da vacinação

25/03/2021

O Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua, mais conhecido por Centro Pop, continua prestando assistência aos andarilhos, migrantes e demais pessoas que não têm casa para morar. 

O agravamento da pandemia, sobretudo agora com a possibilidade da circulação de variantes do vírus na região, tornou o trabalho ainda mais necessário diante da exposição das pessoas em situação de rua aos riscos da contaminação. 

A falta de um teto, de condições básicas de higiene e de orientações adequadas sobre como se prevenir do contágio colocam os moradores a mercê da sorte de não ter contato com o coronavírus. Não há estudo oficial sobre a quantidade de pedintes que foram infectados, mas a situação desse público é amplamente debatida, inclusive, já foi especulado se ele seria incluído no grupo de risco.

Felizmente, em Pará de Minas menos de 2% dessa população foi infectada pelo coronavírus. A informação é da coordenadora do Centro Pop, Nádia Nogueira, para quem os números positivos se devem ao trabalho de acolhimento e orientação. O Centro Pop agora vai lutar pela vacinação dos moradores de rua e de quem atua no serviço social. 


Mensurar quantas pessoas vivem em situação de rua em Pará de Minas não é possível, pois é um número rotativo já que nessa conta entram migrantes que chegam e saem da cidade toda semana, além daqueles que conseguem a tão sonhada reinserção social.

Contudo, Nádia Nogueira observa que a cidade vem registrando uma presença maior desse público nas ruas. Um dos motivos estaria ligado ao comércio local, que se manteve aberto enquanto outras cidades adotavam medidas mais restritivas.


O Centro Pop acolhe uma média de 30 pessoas por dia, oferecendo café da manhã, almoço, estrutura para a higiene pessoal, contato com a família e passagens para que voltem para casa.Dentre tantas histórias, chama atenção o fato da maioria chegar nessa situação por conflitos familiares ou relações amorosas mal sucedidas.


O Centro Pop de Pará de Minas funciona na Rua Coronel Domingos, no centro da cidade, entre 7h às 16h. Atualmente, a equipe é composta por sete profissionais.  Embora o órgão seja ligado à prefeitura, a população pode ajudar para o bom desenvolvimento do trabalho com doações de produtos de higiene pessoal, roupas e chinelo. Quem estiver interessado em colaborar pode entrar em contato pelo telefone 3231 7500.

Fotos: Prefeitura Muncipal de Pará de Minas




Veja também



Início  3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 Fim




RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis