Rádio Santa Cruz - FM

PARÁ DE MINAS EM DESTAQUE


Mercearias e lava a jatos recebem sinal verde para funcionar. Fiscalização passa a observar a principal atividade do CNAE

30/03/2021

O Comitê Municipal de Prevenção à Covid-19 se reuniu mais uma vez, na manhã de ontem, para discutir a realidade de Pará de Minas frente a esta fase da pandemia, considerada uma das mais difíceis de serem combatidas.

Os representantes do Comitê também aprovaram duas mudanças nas restrições da economia do município e com isso esclareceram muitas dúvidas de pequenos comerciantes que trabalham principalmente nos bairros.No novo decreto foi acrescentada a palavra “congêneres” no item que trata do funcionamento dos supermercados. Esta alteração garante a manutenção das atividades de todas as mercearias. Os lavajatos também receberam autorização para funcionar.

Ficou estabelecido ainda que a fiscalização vai atuar em cima da atividade real do estabelecimento e não na sua Classificação Nacional de Atividades Econômicas – CNAE.Outra novidade anunciada durante a reunião do Comitê é que a Prefeitura de Pará de Minas não mais vai comprar o lote de vacinas pretendidas pelo valor de R$1,2 milhão. É que o Ministério da Saúde decidiu confiscar todas as doses que forem adquiridas pelos municípios brasileiros.

Desta forma, o governo de Minas informou que vai assumir a responsabilidade da compra e da distribuição dos imunizantes para todas as cidades, embora a data ainda não tenha sido informada.Ainda durante a reunião do Comitê o secretário de Saúde, Wagner Magesty, informou que os problemas na rede particular de saúde estão aumentando muito. E citou como exemplo a Unimed Centro-Oeste que, no fim de semana, não tinha mais respiradores e precisou recorrer à saúde pública.

Magesty também fez um desabafo dizendo que os jovens têm contribuído pouco com o isolamento social e o resultado desse descaso aparece nos hospitais. Um jovem de Pará de Minas, com apenas 16 anos de idade, ficou intubado vários dias depois do agravamento da doença. 

E esta situação não é isolada. Em todo o país casos semelhantes estão se multiplicando nos hospitais. Em Brasília, a morte de um paciente de apenas 25 anos chocou os médicos. Outro, de 28 anos, também não resistiu ao ser extubado, que é o processo de retirada da ventilação mecânica. Ele precisou ser intubado novamente e fazer hemodiálise. Já em Luziânia, em Goiás, um estudante de 20 anos morreu de covid-19 à espera de vaga na UTI.

Os médicos alertam que nos últimos dois meses disparou o número de casos de pacientes entre 25 e 40 anos, que já chegam aos hospitais gravemente doentes.A pandemia retornou numa velocidade e característica clínica bem diferente da primeira onda. Antes o percentual era de 80% de idosos e portadores de doenças crônicas. Agora, a maioria é de jovens com a condição clínica muito mais comprometida, por isso eles permanecem mais tempo mas UTIs.

E a novidade em relação ao distanciamento social é que se a Onda Roxa extensiva a todo o território mineiro terminar mesmo no domingo, o governo de Minas já tem outra estratégia para garantir que a circulação continue baixa.A Assembleia Legislativa vai votar em sessão extraordinária o projeto de lei de autoria do governo Zema propondo a antecipação de três feriados em Minas que serão emendados com a Semana Santa. A ideia é antecipar o 21 de abril, feriado de Tiradentes, de 2021, 2022 e 2023 para segunda, terça e quarta-feira da semana que vem.

Foto: Arquivo Rádio Santa Cruz FM




Veja também



 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 Fim




RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis