Rádio Santa Cruz - FM

PARÁ DE MINAS EM DESTAQUE


Prorrogação da Onda Roxa deixa empresários aflitos e o Governo de Minas diz que não há outra saída: o cenário é o pior possível

01/04/2021

A decisão do governo de Minas em prorrogar a Onda Roxa na maioria dos municípios, incluindo Pará de Minas, foi recebida com grande frustração pelos comerciantes e prestadores de serviços que estão com as portas fechadas desde 18 de março. Apenas a macrorregião Triângulo Norte e a microrregião de Patos de Minas avançaram para a Onda Vermelha devido à queda nos indicadores de covid-19. Todas as outras permanecerão na Onda Roxa até 11 de abril.

A justificativa do governo é que os casos nas regiões que ainda permanecem nessa classificação continuam crescendo em um ritmo preocupante, ao mesmo tempo em que faltam leitos de UTI e insumos, sem falar que o Estado enfrenta dificuldades para contratar mais profissionais da saúde. As macrorregiões que mais chamam atenção da Secretaria de Saúde são a Central, Vale do Aço e Oeste, a qual Pará de Minas faz parte. Segundo o secretário estadual Fábio Baccheretti, é um cenário jamais vivido em Minas e que merece atenção e atitudes mais rígidas para amenizar os impactos devastadores da doença.


Ainda na entrevista coletiva, o secretário anunciou outras novidades. Uma das principais, que já havia sido antecipada pelo governador Romeu Zema nas redes sociais, é a de que os servidores das Forças de Segurança do Estado serão incluídos na vacinação.  A tendência é que a imunização desses profissionais comece a partir do próximo lote de doses. 


Um ponto polêmico diz respeito aos eventos esportivos, como os jogos de futebol. Mesmo que para muita gente eles não sejam essenciais, o governo autorizou a realização das partidas dentro de critérios estabelecidos pela Onda Roxa.


Como estamos na véspera de um feriado prolongado, existe o receio das aglomerações entre amigos e familiares, assim como aconteceu nas festas de final de ano e no carnaval. O secretário não se mostrou convicto de que isso voltará a acontecer, mas pede às pessoas que tenham consciência dos riscos que isso acarretará para elas e seus entes queridos.

Ainda na coletiva de imprensa, o secretário de Saúde apresentou os slides com as curvas de contaminação, óbitos e internações em Minas. Até ontem havia 762 pacientes aguardando leitos de UTI para tratamento da covid.

Minas Gerais superou a marca de 1 milhão 120 mil casos confirmados de coronavírus, sendo que mais de 24 mil pacientes não resistiram e perderam a batalha para o vírus. Os dados de hoje deverão ser atualizados nas próximas horas.

E a prorrogação da Onda Roxa na maioria dos municípios mineiros teve repercussão imediata no Comitê de Enfrentamento à Covid em Pará de Minas. Por votação feita através do aplicativo de WhatsApp, a maioria dos representantes optou por prolongar o decreto municipal até 11 de abril, acompanhando a decisão estadual. O procurador jurídico Hernando Fernandes da Silva considerou a medida assertiva já que o município não pode contestar determinação superior.


E o novo boletim da Secretaria Municipal de Saúde confirma 36 novos casos de covid-19 em Pará de Minas nas últimas horas. Agora são 2.628 casos, sendo que 2.422 estão recuperados. Os acompanhamentos domiciliares subiram para 106, já os internados caíram para 20. O número de óbitos está mantido – são 80.

Já o Hospital Nossa Senhora da Conceição confirmou mais duas mortes por covid. Um paciente tinha 89 anos e o outro 66. A taxa de ocupação na ala covid da instituição continua alta. Na UTI, 90% dos leitos estão ocupados. Já nos leitos clínicos, a ocupação é de 83%.

Foto Gil Leonardi - Imprensa MG/ Rádio Santa Cruz FM




Veja também



 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Fim




RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis