Pará de Minas está perto de atingir 15.500 notificações de pessoas com suspeita de ter contraído o coronavírus. Se as estatísticas forem mantidas, o salto no gráfico que monitora os casos deverá acontecer nas próximas horas.
Desse total, mais de três mil pessoas foram diagnosticadas com a doença, sendo que 2.822 já estão recuperadas. O número de mortes também avança, tendo chegado a 124 no município, mas a realidade de outros municípios é bem pior.
A situação no Brasil continua muito grave, com um alerta ainda maior para os jovens. É que ao contrário do início da pandemia, quando as mortes de idosos representavam a maioria dos óbitos, o cenário atual é totalmente diferente.
O falecimento de idosos que contraíram covid caiu mais de 60%. Já entre os jovens subiu quase 70%, segundo dados divulgados pelo Portal da Transparência do Registro Civil.
Essa mudança significativa começou a se despontar em março, coincidindo com o avanço da campanha de vacinação que tem priorizado os idosos. Já entre os jovens a consequência do aumento de óbitos está nas variantes do vírus e a exposição deles no dia a dia.
O secretário municipal de Saúde, Wagner Magesty, falou conosco:
E o perigo aumenta devido às mutações do vírus:
O secretário de Saúde pede novamente o empenho da população na prevenção do vírus. É uma batalha de toda a sociedade e sem trégua, porque a pandemia está longe de perder força.
Foto: Arquivo/Rádio Santa Cruz FM