Os efeitos colaterais provocados pelas vacinas anti-covid que estão sendo aplicadas no Brasil, tem preocupado muitas pessoas. Tanto a Coronavac como a Astrazeneca vem apresentando reações, algumas mais brandas e outras mais fortes.
Especialistas em saúde pública explicam que isso acontece porque o imunizante mexe com o sistema imunológico, daí os efeitos colaterais. No entanto, as chances de complicações são pequenas e não afetam a eficácia da vacina.
Segundo os pesquisadores, os efeitos adversos são bem mais leves que a própria covid-19, que é uma doença letal, daí a importância da vacina.
As reações da Coronavac, fabricada pelo Instituto Butantan, são dor no local da aplicação, cansaço, febre, dores no corpo, diarreia, náusea e dor de cabeça.
Já os efeitos da Astrazeneca, que está chegando em maior quantidade aos municípios do interior, são mais amplos e nós vamos conhecê-los agora detalhamente com o médico João Migowski, que traz informações completas e muito importantes:
A Astrazeneca costuma apresentar reações mais intensas por causa da forma com que foi produzida. Nesse imunizante o vetor usado é um vírus vivo, que estimula mais o sistema imunológico. É por isso que ela é superior à vacina do Butantan.
Mas, que ninguém tenha dúvida. Se tem uma unanimidade entre os especialistas é que independente da vacina ou reação, as duas doses quando tomadas corretamente são as únicas formas de combater a pandemia.
Foto: Prefeitura Municipal de Pará e Minas/Divulgação