Rádio Santa Cruz - FM

PARÁ DE MINAS EM DESTAQUE


Baixo nível dos reservatórios pode implicar no aumento da conta de luz

14/06/2021

Há 0 comentários para essa notícia.

Highslide JS

Os baixos níveis dos reservatórios da região Sudeste do país devem refletir de imediato no aumento do preço da energia para os consumidores. 

E o problema não é só esse. A falta de chuvas também deve gerar prejuízos no abastecimento para setores de agricultura, pecuária e piscicultura no entorno das represas. 

Bem, quanto ao desabastecimento de energia elétrica o Governo de Minas já garantiu que isso não deve acontecer e que não serão adotadas medidas de racionamento rígidos, com as que aconteceram no passado. 

Mas isso não quer dizer que o poder público ficará de braços cruzados. A expectativa é que seja elaborado um plano de enfrentamento à situação, envolvendo diversos setores da administração pública e empresas como a Cemig e a Copasa.

O JM foi atrás da Cemig para saber como está a situação dos reservatórios mais próximos de Pará de Minas. De acordo com Ivan Carneiro, gerente de Planejamento Energético da companhia, felizmente a usina de Três Marias está com 64% do volume útil. 

Já o mesmo não acontece com os reservatórios de Nova Ponte, no rio Araguari que está com apenas 16% da capacidade, e Emborcação, no rio Paranaíba, com pouco mais de 22%.

Diante deste quadro, Ivan defende a necessidade de equacionamento do uso múltiplo da água dos reservatórios, sobretudo dos que já estão em situação crítica. 

Segundo Ivan Carneiro, felizmente o Brasil conta com um sistema interligado de distribuição de energia, o que garante a inexistência de desabastecimentos regionais, salvo em situações específicas. 

O gerente da Cemig explicou um pouco mais sobre o funcionamento do sistema de distribuição de energia.

Vale lembrar que o sistema interligado é coordenado pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico, que é a entidade responsável por avaliar todo o cenário e apontar se haverá ou não necessidade de medidas de racionamento. 

Enquanto isso, vale o alerta para o uso responsável de água e energia elétrica, sem desperdícios. Assim é possível colaborar com o quadro crítico dos reservatórios e garantir uma conta menor no final do mês. 

Foto: Arquivo/Rádio Santa Cruz FM




Veja também



 1 2 3 4 5 6 7 Fim




Seja o primeiro a comentar

RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis