A Associação Empresarial de Pará de Minas (Ascipam) já fechou vários contratos em favor de seus associados com o projeto Cemig SIM, que está disponibilizando as empresas e microempreendedores da cidade planos especiais de energia solar.
A parceria interessa de perto as empresas que têm consumo médio mensal superior a 500kWh, o que gera uma conta em torno de R$470,00. Para esses consumidores, o Cemig SIM vai oferecer descontos de até 22% na conta.
Quem aderir não terá despesa alguma, já que a Cemig vai arcar com todos os custos do projeto. O presidente da Ascipam, Milton Henriques Guimarães, disse que a proposta está agradando os associados exatamente pela oportunidade de economizar sem qualquer investimento financeiro:
O empenho da Cemig em criar melhores condições de recepção e transmissão de energia em Minas Gerais se dá por vários motivos, começando pelo aproveitamento das condições climáticas do Estado.
Mas o Cemig SIM, aliado a outros investimentos, também quer preparar bem o território mineiro para receber novas indústrias com menor preço de quilowatt-hora, em função da maior oferta.
A instalação das primeiras usinas fotovoltaicas no Norte de Minas, com previsão de oferta distribuída em diversas cidades – incluindo Pará de Minas, como já foi dito – é um sinal claro dos avanços da chamada energia limpa, ainda mais em um momento de crise hídrica.
De acordo com o Balanço Energético Nacional, elaborado pelo Ministério de Minas e Energia, o estado de Minas Gerais é o campeão nacional em capacidade instalada e distribuição de energia solar. Em apenas um ano, houve aumento de 61% na geração elétrica alternativa.
Foto: Arquivo/Rádio Santa Cruz FM