Em entrevista exclusiva ao Jornal da Manhã, o superintendente da Regional de Saúde de Divinópolis, Julio Guimarães Barata, confirmou a grave situação vivida pelas cidades que compõem a Macro Oeste no enfrentamento à covid-19.
De acordo com dados do Painel de Monitoramento dos Casos, da Secretaria de Estado de Saúde, a região apresenta a maior taxa de ocupação de leitos de UTI exclusivos para atendimento a pacientes com coronavírus em Minas Gerais. O índice está em mais de 95%.
A taxa elevada não é uma situação de momento, já que desde a explosão de casos da segunda onda da pandemia os índices têm se mantido acima dos 90%, o que é considerado extremamente preocupante, com alto risco de colapso da rede de saúde.
Segundo o superintendente Júlio Guimarães, a situação poderia ser pior se o Estado não tivesse aumentado a oferta de leitos na região, contudo, a estrutura chegou ao limite, não sendo mais possível sua ampliação.
Paralelo à elevada taxa de ocupação de leitos dos hospitais da região, a Macro Oeste enfrenta outra situação preocupante, que tem sido levada em consideração para as decisões do comitê estadual a respeito do avanço de fases do Minas Consciente. A incidência dos casos de coronavírus está em 413, nível três vezes maior que o considerado como “sinal vermelho”.
Questionado se Pará de Minas estaria em condição um pouco mais confortável que as demais cidades, pelo fato do município ter dois hospitais com atendimento à pacientes com covid-19, o superintendente disse que conforto mesmo só quando estivermos na onda verde.
Para tentar evitar o colapso na rede de saúde, a Regional tem mantido contato constante com os municípios e a Secretaria de Estado de Saúde, visando melhorar a prestação do serviço.
Júlio Guimarães também pede esse empenho da população para que a incidência dos casos de covid-19 diminua e desafogue a alta demanda dos hospitais. Além disso, ele também está esperançoso para o processo de vacinação, na torcida de que o maior número de pessoas sejam imunizadas no menor tempo possível.
Foto: Assessoria de Comunicação da Regional de Saúde de Divinópolis