Rádio Santa Cruz - FM

PARÁ DE MINAS EM DESTAQUE


Conta astronômica de energia elétrica assusta a Coopertêxtil: o problema também existe nas outras empresas

10/07/2021

A Associação Brasileira da Indústria Têxtil (ABIT) já está em conversações com o governo federal para amenizar o impacto da crise energética nas indústrias do setor.

A preocupação é com a possibilidade de um racionamento ou mesmo de um apagão neste segundo semestre, em decorrência da longa estiagem que assola boa parte do país e coloca em cheque a produção de energia elétrica nos principais estados brasileiros. 

Soma-se a isso o aumento expressivo na conta de luz já que, atualmente, o modelo de tarifação de energia é a bandeira vermelha nível dois, na qual os consumidores pagam uma taxa adicional de R$ 6,24 a cada 100 quilowatts-hora consumidos. 

A entidade revelou que tem buscado alternativas para o setor, como a possibilidade de produção de energia por geradores próprios em horários de pico, incentivos para empresas que reduzam o consumo, entre outras soluções, mas ainda não há definição que amenize os custos para os empresários.

Em Pará de Minas a Coopertêxtil, uma das mais tradicionais da região, tem sentido na pele a crise energética brasileira. Conforme apurou o Jornal da Manhã, a conta de luz da cooperativa no último mês foi de R$ 175 mil.

O diretor Júlio Morais declarou que esta é uma realidade muito dura, pois paralelamente a esse problema, a indústria têxtil precisa lidar com outros obstáculos do dia a dia. 

Júlio Morais também citou que a pandemia é outro desafio para o setor. A paralisação do comércio em boa parte do país, desde o ano passado, refletiu diretamente na produção e na venda da indústria. 

Mas apesar de tantos obstáculos, que não são poucos, a direção da Coopertêxtil espera bons frutos das negociações com o governo federal. O empresário Júlio Morais se mostra otimista em relação à recuperação da economia nacional puxada, especialmente, pela vacinação anticovid. 
Essa também é a perspectiva da ABIT, que prevê para este ano um crescimento de 7,4% do volume de produção de manufaturas têxteis. 

Fotos: Amilton Maciel/Rádio Santa Cruz FM




Veja também



 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Fim




RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis