A cadeia de suprimentos eletrônicos tem diversas funções, entre elas a vigilância constante da qualidade e legitimidade das peças oferecidas.
Acontece que nos últimos anos cresceu muito o número de empresas especializadas em falsificações, ameaçando o crescimento econômico da indústria, além de representar um retrocesso da capacidade de inovação.
As falsificações também ameaçam o consumidor já que não há cumprimento de regulações ambientais, sanitárias ou de segurança, além de ser um forte agravante para que os equipamentos sejam danificados.
E não é fácil fugir das peças falsas, porque até os profissionais estão sujeitos a esse tipo de situação. Técnicos em eletrônica, sobretudo os especializados em reparo de equipamentos e eletrodomésticos, reconhecem o problema.
Rui Trindade Diniz, trabalha na área há mais de 30 anos, e diz que não tem sido fácil identificar uma falsificação, já que na maioria das vezes os componentes são vendidos em embalagens lacradas, idênticas às originais.
Para reduzir o risco de seus eletrodomésticos serem reparados com peças falsificadas, Rui orienta à população que procure por técnicos capacitados e de confiança.