Rádio Santa Cruz - FM

PARÁ DE MINAS EM DESTAQUE


Jabuticabas temporonas fazem a festa do paladar e impulsionam mudas da fruta que está desaparecendo

26/08/2021

Está chegando a temporada das jabuticabas. De agora até novembro a tendência é que os pés fiquem carregados do fruto que, além de saboroso para consumo in natura, é excelente ingrediente para doces, sorvetes, licores e geleias. 

Algumas jabuticabeiras já se adiantaram à temporada, o que pode ser constatado nas ruas de Pará de Minas com a presença de vários vendedores.

Chamadas de temporonas, por se desenvolverem fora da época, elas são bem maiores, atraindo o olhar de mais consumidores. Mas esta antecipação da colheita também chama atenção de quem lida com a terra.

É o caso do viveirista do Instituto Estadual de Florestas (IEF), Milton Santana. A explicação está no fato das temporonas serem ideais para a produção das mudas:

Milton reforça a importância da produção das mudas de jabuticabeiras porque, aos poucos, elas estão desaparecendo do convívio urbano. Diferente do passado, quando as famílias costumavam cultivar árvores frutíferas no quintal, hoje quase não há espaço mais para o plantio na cidade. 

Neste momento o viveiro do IEF inicia a coleta das sementes que serão tratadas e plantadas. O processo é longo e as mudas só estarão prontas para replantio no final de 2022, mesmo assim no período das chuvas. 
Milton lembra às pessoas que desejam plantar esta espécie de árvore frutífera, que é necessário pensar muito bem antes de escolher o local onde ela será cultivada. 

Para mais informações sobre o plantio de jabuticabeiras ou de outras mudas de reflorestamento, o telefone de contato do viveirodo IEF é o 37/ 99199 3610.

Fotos: Amilton Maciel/Rádio Santa Cruz FM



Clique nas fotos para ampliar


Veja também



Início  3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 Fim




RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis