Rádio Santa Cruz - FM

PARÁ DE MINAS EM DESTAQUE


Peste suína liga o sinal de alerta das autoridades sanitárias

27/08/2021

Um caso de peste suína africana na República Dominicana, no último mês de julho, chamou atenção dos países vizinhos e fez com que as autoridades sanitárias ligassem o sinal de alerta para o risco iminente em todo o continente americano. 

No Brasil, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento chegou a reforçar ações de prevenção nos aeroportos internacionais, para evitar a entrada da peste através da carne ou de objetos contaminados. 

O alerta se justifica pelo fato de que o último caso registrado da doença no país foi em 1980, há mais de 40 anos. E o esforço agora é para a peste não voltar a circular por aqui, já que representa grande risco para toda a cadeia produtiva da carne suína. 

Órgãos ligados ao meio rural estão acompanhando o assunto mais de perto, caso do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA). No escritório local da entidade, o Jornal da Manhã conversou com o médico veterinário Bruno César de Oliveira. 

Ele reconhece a gravidade do risco, já que a peste suína africana é uma doença fatal para os suínos, que pode atingir tanto os animais domésticos como os que vivem soltos na natureza. Ela se diferencia da peste suína clássica pelo potencial de transmissão do vírus. 

Bruno lembra que a doença não é uma zoonose, ou seja, não pode ser transmitida para humanos, mas isso não quer dizer que os produtores possam afrouxar nas medidas de biosseguridade.

Também se trata de uma questão de economia, já que coloca em risco um dos maiores mercados de carne suína do mundo. 
Segundo a Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), o Brasil é o quarto maior produtor e exportador mundial da proteína. Só no ano passado foram mais de 4 milhões de toneladas, o que equivale a 4,5% da produção mundial. Boa parte da produção é exportada para mais de 90 países. 

Fotos: Amilton Maciel/Rádio Santa Cruz FM



Clique nas fotos para ampliar


Veja também



Início  2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 Fim




RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis