Rádio Santa Cruz - FM

PARÁ DE MINAS EM DESTAQUE


O Dia da Pátria em Pará de Minas: sessão cívica, celebrações religiosas e manifestação nas ruas

08/09/2021

Há 0 comentários para essa notícia.

Highslide JS

Os 199 anos da Independência do Brasil foram celebrados ontem em Pará de Minas. A data foi marcada na cidade por manifestações a favor do governo do presidente Jair Bolsonaro e por solenidades na Prefeitura e Câmara Municipal.

A declaração da independência do Brasil aconteceu em um ato simbólico em 1822, às margens do Rio Ipiranga, na cidade de São Paulo, por Pedro de Alcântara. Este é considerado um dos momentos mais importantes da história do país, pois a partir dele o Brasil deixou de ser uma colônia portuguesa e passou a ser uma nação independente. 

A abertura do 7 de setembro em Pará de Minas aconteceu com a Missa da Pátria, às 7h, no Santuário Nossa Senhora da Piedade. Logo depois, a Prefeitura promoveu uma sessão cívica na praça da Matriz, em frente ao santuário. 

Em seu discurso, o prefeito Elias Diniz destacou a data como um momento de reflexão para todo cidadão brasileiro sobre a importância de uma sociedade organizada e democrática, sempre com ações amparadas pela Constituição Federal. 

Ainda na parte da manhã, a Câmara Municipal realizou um culto ecumênico, uma cerimônia religiosa que reúne pessoas de diferentes crenças com o intuito de reflexão, celebração e agradecimento. 
O momento mais esperado do 7 de setembro aconteceu à tarde com a manifestação a favor do governo Bolsonaro. Com faixas, bandeiras do Brasil e blusas verdes e amarelas, diferentes movimentos se uniram em prol de pautas defendidas pelo presidente, como a implantação do voto auditável nas eleições, por exemplo, e ainda fizeram críticas a atuação de ministros do Supremo Tribunal Federal (STF). 

A concentração ocorreu no estacionamento da Escola Fernando Otávio e foi embalada por canções do cantor Sérgio Reis. Mesmo diante do forte calor, o protesto atraiu muita gente entre caminhoneiros, motociclistas, ciclistas, empresários, representantes do agronegócio e de outros setores. Uma equipe particular de segurança foi contratada para dar apoio, além da presença da Polícia Militar, mas não houve registro de ocorrências.

O número de participantes não foi confirmado, mas a organização acredita que a estimativa de 200 a 300 pessoas foi superada. Ana Alves, uma das coordenadoras do grupo Pátria Livre, ficou muito feliz com a participação popular e disse o que espera após as reivindicações de ontem. 

O Sindicato Rural de Pará de Minas, outra entidade envolvida na organização do ato, esteve representado pelo presidente Eugênio Diniz. Ele também ficou emocionado com a participação dos paraminenses e se mostrou esperançoso pelo futuro do país. 
Por volta das 15h15, os manifestantes saíram em carreata, após o hino nacional.

Puxados pelos motociclistas, eles percorreram diversos pontos da cidade, como as avenidas Presidente Vargas, Ronaldo de Castro Alves e Nossa Senhora da Piedade, além das ruas centrais. 
Também houve registros de protestos na BR-262, próximo ao trevo de Pará de Minas. Alguns manifestantes tentaram obstruir a passagem de veículos na rodovia. A Polícia Militar e a Polícia Rodoviária Federal estiveram no local e a situação se normalizou.

Segundo a PM, houve apenas uma pequena retenção do trânsito, algo que foi solucionado rapidamente. Apesar disso, uma viatura da Polícia Federal continuou estacionada na entrada do bairro Serra Verde no decorrer do dia. Nas capitais brasileiras, manifestantes também foram às ruas declarar apoio ao presidente Bolsonaro sendo que em São Paulo, na avenida Paulista, se concentrou o maior contingente de apoiadores.

Tanto o presidente como os manifestantes atacaram diretamente o Supremo Tribunal Federal e a Justiça Eleitoral. Também houve manifestações contra o governo, onde os participantes lamentaram principalmente as mortes causadas pela pandemia, o preço da carne, da gasolina e o empobrecimento das população.

Fotos: Germano Santos/Rádio Santa Cruz FM



Clique nas fotos para ampliar


Veja também



 1 2 3 4 5 6 7 8 9 Fim




Seja o primeiro a comentar

RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis