Rádio Santa Cruz - FM

PARÁ DE MINAS EM DESTAQUE


Painel de Monitoramento aponta a variante Gamma do coronavírus em Pará de Minas

16/09/2021

Há 0 comentários para essa notícia.

Highslide JS

A Secretaria de Estado de Saúde não confirmou oficialmente, mas admite que a variante do coronavírus MU, que surgiu na Colômbia, já tem transmissão comunitária em Minas Gerais.

Até a última atualização da pasta, foram sete casos confirmados, sendo três pessoas de Virginópolis e duas de Guanhães, na região Leste, e outros dois moradores de Braúnas, no Vale do Rio Doce. A situação de saúde dos pacientes não foi informada.

A variante MU é classificada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como “interessante”, o que significa que ela é acompanhada por pesquisadores e médicos da organização.

O motivo para esse reconhecimento se deve às mutações que indicam potenciais para escape imunológico, ou seja, ela apresenta sinais de que consegue driblar as vacinas disponíveis contra o vírus.

O secretário estadual de Saúde, Fábio Baccheretti, dá mais informações sobre o monitoramento da cepa em Minas. 

Apesar do registro dos casos e da eminente possibilidade de transmissão comunitária, a MU ainda não é a principal preocupação da Secretaria de Saúde. 
No momento, a variante Delta é que mais chama atenção pelo crescimento significativo de casos nas últimas semanas. Desde o último sábado, o número de notificações cresceu mais de 50% e o Estado já ultrapassa 390 amostras identificadas com a mutação originária na Índia. 

Em Pará de Minas, até o momento, segundo o Painel de Monitoramento da Secretaria Estadual de Saúde, apenas a variante Gamma, que teve origem em Manaus, foi identificada em amostras coletadas. 
É importante destacar que as formas de prevenção à essas variantes são as mesmas orientadas desde o início da pandemia de covid-19, como uso de máscaras, higienização das mãos, distanciamento social e, o principal, a vacinação.

Foto: Reprodução/Governo de Minas Gerais




Veja também



 1 2 3 4 5 6 7 8 9 Fim




Seja o primeiro a comentar

RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis