Rádio Santa Cruz - FM

PARÁ DE MINAS EM DESTAQUE


Vacinação antirrábica começa amanhã: campanha será estendida às comunidades rurais

20/09/2021

A Secretaria Municipal de Saúde anunciou a data de realização da Campanha de Vacinação Antirrábica em Pará de Minas. Ela terá início amanhã e vai até o dia 2 de outubro, contemplando animais das comunidades rurais e da área urbana.

A mobilização, que está sendo organizada pelo setor de Vigilância em Saúde, é promovida anualmente para proteger cães e gatos da raiva, uma infecção viral que não tem tratamento e nem cura e que apresenta grande potencial para levar o animal a óbito.

A campanha foi dividida em duas etapas: desta terça até sexta-feira da próxima semana e também entre os dias 27 e 1º de outubro, a vacinação acontecerá na zona rural, em 37 pontos de aplicação das doses.

Os locais e horários de cada dia serão regularmente divulgados pelo município em seus canais de comunicação, assim como nas comunidades contempladas. Já na área urbana, a vacina será aplicada em dois sábados. Rogério Marinho, agente de Combate à Endemias, traz mais informações:

Para garantir a segurança dos aplicadores e das pessoas que forem levar seus animais para receber a vacina, a Vigilância em Saúde faz um apelo aos tutores que têm cães de grande porte. 

Outra recomendação diz respeito à presença de crianças nos pontos de vacinação, algo comum nessas situações. Anderson Marinho, chefe da Vigilância Ambiental, pede que os pais ou responsáveis não deixem que os pequenos levem os animais sem companhia.

A raiva é uma doença zoonose, ou seja, pode ser transmitida do animal para o ser humano através da mordida ou arranhadura. 
Os principais sintomas são irritabilidade, desorientação e agressividade, e vão se tornando progressivamente mais graves. A principal forma de prevenção é mantendo a vacinação do pet em dia. 

Fotos: Prefeitura de Pará de Minas/Divulgação



Clique nas fotos para ampliar


Veja também



Início  6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 Fim




RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis