Rádio Santa Cruz - FM

PARÁ DE MINAS EM DESTAQUE


Reabertas as portas do Centro Literário 13 anos depois da mais longa reforma pública do município

21/09/2021

Há 0 comentários para essa notícia.

Highslide JS

Pará de Minas ganhou um presente há muito tempo aguardado pela população. Depois de mais de 30 anos fechado, o Centro Literário Pedro Nestor foi oficialmente reinaugurado ontem à noite, resgatando memórias e fortalecendo a cultura do município. 

A cerimônia contou com a presença de autoridades, vários convidados e familiares dos homenageados. Entrar novamente no prédio foi um momento de emoção para quem teve a oportunidade de desfrutar os tempos de ouro do espaço.

A reabertura foi possível após uma reforma ampla no imóvel, que se arrastou por mais de 12 anos. O trabalho de recuperação começou na gestão do prefeito Zezé Porfírio.

A reforma do Centro Literário aconteceu interna e externamente, respeitando os aspectos legais, já que o prédio é um bem cultural tombado pelo município. Entre as principais intervenções estão a nova pintura e as obras de acessibilidade, caso de um elevador para acesso ao segundo piso.

A secretária Municipal de Cultura, Andreia Paulino, ficou muito feliz com o fim das obras. Visivelmente emocionada na cerimônia, ela destacou o esforço para a reinauguração do espaço diante da sua importância na história:

A secretária também informou as novas finalidades do Centro Literário:

Além da Academia de Letras e de Dança, o espaço também servirá como local para realização de eventos artísticos e culturais. 
O Centro Literário foi fundado, com sede provisória, em 20 de julho de 1902, pelo juiz da Comarca de Pará de Minas, Dr. Pedro Nestor de Salles e Silva, juntamente com um grupo de 25 amigos.

Inicialmente ele se chamava Centro Literário Paraense e somente a partir de 15 de novembro de 1925, recebeu o nome que vigora até hoje em homenagem ao seu fundador. A sede própria, localizada na rua Benedito Valadares, foi construída entre 1910 e 1912, inicialmente com apenas um pavimento. A partir de 1945, foi inaugurado o segundo piso.

O Centro Literário funcionou, ao longo do século XXI, como um local de promoção da educação, cultura, entretenimento, política e bem estar social. Além de ter sido um ponto de encontro da população, também abrigou uma grande biblioteca, cujo acervo foi integrado mais tarde ao da biblioteca pública. O prédio foi doado ao Município em 2004 com o intuito de que a Prefeitura resgatasse a história e a importância desse bem cultura aos paraminenses. 

Fotos: Amilton Maciel/Rádio Santa Cruz e Prefeitura de Pará de Minas/Divulgação



Clique nas fotos para ampliar


Veja também



Início  4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 Fim




Seja o primeiro a comentar

RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis