Rádio Santa Cruz - FM

PARÁ DE MINAS EM DESTAQUE


Aberto o cadastro para vacinação anti-covid dos adolescentes em Pará de Minas

21/09/2021

A Secretaria Municipal de Saúde de Pará de Minas abriu o cadastro para vacinação contra a covid-19 dos adolescentes de 12 a 17 anos, com ou sem comorbidades. Ele poderá ser feito até a próxima sexta-feira, dia 24, através do aplicativo ou site oficial da Prefeitura e das peças interativas compartilhadas pelo WhatsApp. 

O procedimento servirá como indicador sobre a quantidade de pessoas que receberão o imunizante. Desta forma, a secretaria terá melhores condições de planejar como será a aplicação, evitando filas e aglomerações nos postos.

A vacinação dos adolescentes será possível graças à conclusão da aplicação da primeira dose na população maior de 18 anos. Segundo nota técnica do Ministério da Saúde, a imunização acontecerá com a vacina da Pfizer, indicada para a faixa etária a ser contemplada.

Em Pará de Minas, a enfermeira e Referência Técnica da Secretaria de Saúde, Ana Clara Meytre, informou que a aplicação das doses nos adolescentes pode começar ainda nesta semana, mas não antecipou o dia.

Ela esclareceu, no entanto, que apesar de o governo de Minas ter se posicionado favorável à vacinação de todos os adolescentes, incluindo os que não têm comorbidades, ainda não há uma publicação oficial sobre esse assunto. 

Sobre os documentos que os adolescentes com comorbidades deverão apresentar, a enfermeira informa:

E ainda falando de vacinação, a Secretaria de Saúde detalhou como será o cronograma de aplicação da segunda dose para os próximos dias. Hoje, amanhã, sexta-feira e segunda-feira da semana que vem, elas serão aplicadas no Ambulatório Médico de Especialidades (AME) e na UBS Nossa Senhora da Piedade, a antiga policlínica, entre 8h e 18h.

Já na quinta-feira, dia 23, serão sete pontos de vacinação, pois é o dia que se espera a aplicação da segunda dose nos caminhoneiros. Além do AME e da policlínica, que manterão o funcionamento de 8h as 18h, também estarão disponíveis as UBS’s Dom Bosco, Vila Ferreira, Walter Martins, São Pedro e São Cristóvão, todas de 8h às 12h. E no sábado, dia 25, a Secretaria de Saúde também fará uma operação especial para atender o público, conforme explica a enfermeira Ana Meytre.

Importante lembrar que as pessoas devem conferir a data de retorno escrita a lápis no cartão de vacina para saber o dia que deverão comparecer na unidade de saúde. 
Para tomar a segunda dose, o cidadão precisa apresentar documento de identificação com foto, cartão de vacina e comprovante de residência.

Até o momento, segundo o vacinômetro da Secretaria de Saúde, foram imunizadas com a primeira dose em Pará de Minas 65.682 pessoas, enquanto 30.086 completaram o esquema vacinal com uma ou duas doses. E já que estamos falando de vacinação, uma boa notícia para a cidade.

A Regional de Saúde de Divinópolis iniciou hoje o envio de mais doses para os 53 municípios da macrorregião Oeste. Pará de Minas será contemplada com 6.203 doses, sendo 2.382 da Pfizer para D1, ou seja, para aplicação nos adolescentes. 
Além delas, a cidade também receberá imunizantes para aplicação da D2. Serão 1.266 doses de Pfizer, 930 da Coronavac e 1.625 da Astrazeneca. 

Fotos: Amilton Maciel/Rádio Santa Cruz FM e Prefeitura de Pará de Minas/Divulgação




Veja também



Início  4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 Fim




RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis